Metade dos portugueses compra online todos os meses

Os portugueses estão a adoptar novos hábitos de consumo e de pagamento online, de acordo com o estudo “Innovation Payments Barometer” da Mastercard, realizado pela primeira vez em Portugal.

Segundo um inquérito, elaborado pela Inmark em maio deste ano, 50,7% dos inquiridos realizou compras online pelo menos uma vez por mês nos seis meses anteriores à realização do inquérito, e a forma preferida de pagamento foi o cartão bancário, por ser a forma mais rápida de concluir a transacção.

O equipamento preferido para realizar compras online é o PC, com 92,4% dos inquiridos, devido à sensação de redução de riscos na transacção e ao tamanho do ecrã.

Nos métodos de pagamento, a referência multibanco foi a mais utilizada nos seis meses anteriores ao inquérito, com 68,2% a referir ter usado pelo menos uma vez nesse período, seguido da transferência bancária, com 64,5%, e o cartão de crédito e sistemas como o PayPal, com 51,6 e 51,3%, respectivamente

Ainda assim, 37% dos inquiridos admitiu ter desistido nesse período, pelo menos uma vez, de uma compra devido ao método de pagamento disponível na loja online, e destes 45,5% fizeram-no devido à aparente menor segurança da loja em que estavam a comprar, aos custos de entrega excessivos (40,8%) e à necessidade de disponibilização de demasiados dados pessoais (28,4%).

Tecnologia contactless

O estudo revelou ainda que 47,9% dos inquiridos, nos três meses que antecederam o estudo, ainda não dispunham de cartões contactless, e que 20,9% embora tivessem, não tinham usado. Entre os detentores de cartões contactless, 46,6% não o conseguiu utilizar porque o terminal POS não estava a funcionar e 37,9% porque o POS não tinha a tecnologia.

O estudo analisou ainda a apetência por soluções biométricas nos smatphones em detrimento do pin, com 58% dos inquiridos a referir preferir a segunda solução, em grande parte devido ao desconhecimento da tecnologia biométrica.

«Os portugueses são early adopters, e, embora tenha existido um abrandamento da oferta inovadora durante o período da crise económica, a inovação vai começar a surgir gradualmente no mercado», referiu Paulo Raposo, country manager da Mastercard em Portugal, durante a apresentação do documento.

O estudo realizado pela Inmark resultou de um inquérito a um 1214 portugueses de ambos os sexos, entre os 25 e os 54 anos, economicamente activos e que tivessem efectuado compras online ou pagamentos com recurso à tecnologia contactless pelo menos uma vez nos últimos seis meses.

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