Mercado dos smartphones retoma crescimento
Tinha fechado o ano passado no vermelho, mas o mercado de smartphones não demorou muito a recuperar. No primeiro trimestre deste ano, foram vendidos cerca de 384 milhões de smartphones à escala mundial, um ligeiro crescimento (1,3%) em relação ao período homólogo do ano passado, de acordo com os dados da consultora Gartner.
A Samsung mantém-se na liderança mundial, com uma quota de mercado de 20,5%, apesar de ter sofrido uma ligeira quebra homóloga nas vendas, para cerca de 78 milhões de smartphones comercializados. De acordo com a Gartner, apesar do lançamento do novo flagship da marca, o Galaxy S9/S9+, a fabricante sul-coreana enfrentou a forte concorrência das marcas chinesas no segmento médio de mercado. “A taxa de crescimento dos smartphones da Samsung vai continuar sob pressão ao longo de 2018, à medida que as marcas chinesas continuam a expandir-se na Europa e América Latina», antevê a consultora.
Ao contrário da Samsung, a Apple, que ocupa o segundo lugar da lista com uma quota de 14,1%, conseguiu contrariar a quebra verificada no final do ano passado, tendo aumentado as vendas em 4%, para 54 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.
A empresa da maçã viu, no entanto, a distância para a Huawei, a terceira fabricante do mercado, reduzir-se de forma significativa, fruto do crescimento de 18,3% nas vendas da concorrente asiática. Mais impressionante ainda foi o crescimento de 124% da Xiaomi, para quase 29 milhões de equipamentos vendidos em todo o mundo.