Mercado das fusões e aquisições continua a subir

Entre Janeiro e Setembro, o número de transacções do mercado de fusões e aquisições em Portugal subiu 13,66% para um total de 208. O volume movimentado durante este período foi de 7,42 mil milhões de euros, tendo em conta que apenas 88 operações divulgaram o seu valor.

Os dados são do relatório trimestral elaborado pelo TTR em parceria com Intralinks e que revela ainda que, relativamente apenas ao terceiro trimestre, registaram-se 79 transacções. Embora este resultado represente uma subida de 33,9% face ao período do homólogo de 2015, o volume diminuiu 70,24% para 1,76 mil milhões de euros.

No acumulado do ano, os sub-sectores mais activos no mercado das fusões e aquisições em Portugal foram Imobiliário, Financeiro e Seguros, Tecnologia e Distribuição e Retalho. Este último foi o que mais cresceu (55,56%).

Quanto a aquisições feitas por empresas estrangeiras em Portugal (Inbound), o relatório deixa saber que se verificaram 75 operações entre Janeiro e Setembro deste ano. Espanha foi o principal investidor estrangeiro, tendo sido a origem de 17 transacções num total de 1,49 mil milhões de euros. Estados Unidos da América é o segundo maior investido, com 14 operações que movimentaram 111,08 milhões de euros.

No campo das empresas portuguesas que adquiriram empresas estrangeiras (Outbound), realizaram-se três aquisições em Espanha, duas em Moçambique e duas em França. O relatório indica ainda que ocorreram operações únicas em vários outros países.

Private Equity e Venture Capital

Até Setembro, registaram-se 28 transacções envolvendo empresa de private equity, sendo que em 11 delas participaram empresas estrangeiras. O número total representa uma queda de 3,45% face ao mesmo período do ano passado, apesar de o volume movimentado ter aumentado 601,02% para 1,93 mil milhões de euros (apenas 10 operações divulgaram o seu valor).

Em termos de venture capital, ocorreram em Portugal 23 transacções no acumulado do ano, menos 20,69% do que em 2015. Do total de operações registadas, apenas 16 divulgaram o valor, que chegou aos 78,52 milhões de euros. Este número equivale a uma subida de 379,07%.

Artigos relacionados
Comentários