McDonald’s quer vender 2800 restaurantes na Ásia

A McDonald’s tem 2800 restaurantes no Norte da Ásia prontos para serem vendidos a empresas de private equity que estejam interessadas em entrar no novo modelo de negócio da cadeia de restauração norte-americana. O objectivo, segundo fontes citadas pela Reuters, é implementar um sistema de franchising que colocará a responsabilidade de futuros investimentos nas mãos dos parceiros. A McDonald’s, por seu turno, recebe um pagamento único relativo ao franchisado e ainda royalties correspondentes a entre 3 e 5% das receitas anuais.

Na mira do grupo estão empresas como Bain Capital, MBK Partners, TPG Capital Management e China Resources (holding apoiada pelo Estado chinês), de acordo com a mesma fonte da Reuters. A Morgan Stanley é a responsável pela venda dos restaurantes localizados na China, Hong Kong e Coreia do Sul, sendo que o processo formal deverá avançar dentro de três a quatro semanas.

No futuro da McDonald’s está também a abertura de outros 1500 restaurantes distribuídos pela China e Hong Kong, no prazo de cinco anos. Tendo em conta que o grupo tem como objectivo transformar-se numa cadeia com 95% dos seus empreendimentos assentes em franchising, é previsível que os novos espaços sigam o mesmo caminho.

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