Marcas sustentáveis crescem mais do que as restantes

A exigência dos consumidores é visível no crescimento – ou não – dos negócios, como lembra a Unilever que viu as suas marcas sustentáveis crescer 30% mais depressa do que as restantes. O destaque vai para a Knorr, Dove, Skip, Lipton e Hellmann’s.

A conclusão consta no relatório referente aos últimos cinco anos do plano de sustentabilidade da empresa. O mesmo documento revela ainda que os consumidores recompensam as marcas «que têm um impacto social positivo, para além da tradicional funcionalidade do produto e de um preço equilibrado».

Aliás, 54% dos consumidores diz preferir produtos sustentáveis, de acordo com um estudo realizado pela Unilever em cinco mercados, «desafiando assim a tradicional percepção de que a sustentabilidade não vende». As práticas da Unilever neste sentido passam, entre outras, por reduzir o consumo de água e utilização de carbono: desde 2008, e por tonelada de produção, as emissões de CO2 diminuíram 39%, o consumo de água 37% e os resíduos 97%.

António Casanova, CEO da Unilever Jerónimo Martins em Portugal, afirma que «só quem conseguir desenvolver um modelo de negócio assente no crescimento sustentável terá, a prazo, licença da sociedade para operar».

Artigos relacionados
Comentários