Marcas automóveis juntas pelo carregamento de eléctricos
A Volkswagen, Daimler, BMW e Ford juntaram-se por um propósito comum: construir uma rede europeia de carregadores para veículos eléctricos. O objectivo é instalar milhares de estações de carregamento de modo a encorajar os consumidores a optar por opções mais ecológicas de mobilidade. No próximo ano, deverão ser instaladas já 400 estações, de acordo com o Financial Times.
Adicionalmente, esta medida ajudará as quatro fabricantes a cumprir as metas traçadas relativamente à limitação de emissões de CO2 e que, caso não sejam atingidas, resultarão em multas de milhares de milhões de euros.
Fonte citada pela mesma publicação indica ainda que o empreendimento deverá ascender a mais de mil milhões de euros e que não dependerá de subsídios ou financiamento governamental. A Volkswagen, Daimler, BMW e Ford, às quais se poderão juntar outras marcas, serão parceiras iguais na joint-venture formada para a construção da rede.
Mark Fields, CEO da Ford, acredita que uma infra-estrutura «confiável e ultra-rápida é importante para a adopção massificada», dado que um dos motivos apontados pelos consumidores para ainda não terem comprado veículo prende-se com a pobre oferta de carregadores, além do preço dos automóveis.