M&A caíram 12,5% em Janeiro
O mercado português de fusões e aquisições registou uma quebra de 12,5% em Janeiro, face ao período homólogo do ano passado, totalizando 21 transacções. Apenas 11 destas operações divulgaram o seu valor, que somou 713 milhões de euros, menos 2% em relação a Janeiro de 2016.
O relatório Transactional Track Record revela que 83% do total de operações realizadas no último mês dizem respeito a transacções médias (com valores entre 100 e 500 milhões de euros). Não foi registada nenhuma operação de grande dimensão.
O mesmo relatório indica que o subsector mais activo no mercado português foi a da Tecnologia, roubando o trono ao Imobiliário. Verificaram-se ainda oito aquisições cross-border inbound, referentes a empresas internacionais que compraram activos em Portugal. O destaque vai para a aquisição da Sapec levado a cabo pela britânica Bridgepoint e que resultou num investimento de 456 milhões de euros com origem no Reino Unido.
No que diz respeito a Private Equity, o mercado português foi alvo de um crescimento de 200%. Apenas duas transacções revelaram os seus valores, ascendendo aos 591 milhões de euros, mais 196% do que em Janeiro do ano passado.
Portugal registou ainda um aumento de 164% em termos de Venture Capital, com três operações registadas no primeiro mês do ano, num total de 20 milhões de euros.