Lucro da Inditex sobe para 2,88 mil milhões
O grupo espanhol Inditex fechou o último ano com um resultado líquido de 2,88 mil milhões de euros, valor que representa uma subida de 15% face ao período homólogo de 2014. Ainda assim, apesar de o crescimento ser significativo, o mesmo fica ligeiramente abaixo das previsões dos analistas que apontavam para um aumento de 16%. As receitas, por outro lado, corresponderam exactamente às expectativas: mais 15%, passando de 18,12 mil milhões de euros em 2014 para 20,9 mil milhões de euros em 2015.
Pablo Isla, chairman da Inditex, acredita que «estes números demonstram o potencial do grupo, alavancado pela qualidade e compromisso de todos os seus empregados». Em comunicado, o responsável realça ainda a capacidade do grupo de retalho em criar emprego, especialmente em Espanha: «Os investimentos realizados nas sedes e plataformas de logística e na melhoria da tecnologia da empresa têm continuado a traduzir-se em criação significativa de emprego.»
Para este ano, o grupo espera chegar a cinco novos mercados – Nova Zelândia, Vietname, Nicarágua, Paraguai e Aruba – com a inauguração de lojas físicas. No online, a expansão começa já hoje com todos as marcas do grupo a lançar plataformas de venda online ao longo do dia de hoje na Croácia, Eslováquia e República Checa. Na próxima semana deverá acontecer o mesmo na Bulgária, Finlândia e Hungria.