Lucro da Ikea cresce 20% para 4,2 mil milhões
O resultado líquido do Grupo Ikea alcançou os 4,2 mil milhões de euros no seu último exercício fiscal, apresentando uma subida de 20% face ao ano anterior. As vendas totais também subiram 7,4% para 35,1 mil milhões de euros, incluindo as operações dos centros comerciais.
Em comunicado, o grupo sueco revela que o número de visitas cresceu ao longo do ano, tendo registado um total de 783 milhões de visitas às lojas Ikea e 2,1 milhões à página Ikea.com. «O crescimento e rentabilidade nos vários países onde o Grupo Ikea está presente dá-nos liberdade para escolher o nosso próprio caminho, flexibilidade para avançarmos rapidamente e independência para pensarmos e fazermos investimentos a longo-prazo», explica Peter Agnefjäll, presidente e CEO do grupo.
A China foi o mercado em que a Ikea mais cresceu. Já a Alemanha, EUA, França, Reino Unido e Suécia correspondem aos países em que se registaram os maiores volumes de vendas. No ano fiscal de 2016, inaugurou 12 lojas, incluindo em Portugal, e 19 pontos para pedido e recolha de encomendas.
Sobre o futuro, Peter Agnefjäll acredita que têm pela «frente uma viagem emocionante focados no crescimento contínuo e na eficiência das operações». O grupo anunciou ainda um investimento de mil milhões de euros para garantir que os seus produtos têm origem em matérias-primas sustentáveis, a longo-prazo.