Lucro da Europac sobe 31% em 2015
O resultado líquido da Europac – Papeles y Cartones de Europa aumentou 31% no exercício fiscal de 2015 para 32,4 milhões de euros, acima dos 24,8 milhões reportados no ano anterior.
O EBITDA consolidado cresceu para os 111,1 milhões de euros, mais 21,7% do que os 91,3 milhões do exercício anterior. As vendas, por outro lado, aumentaram 2,8% para 1,08 mil milhões de euros.
O grupo, que conta com mais 30 unidades industriais em Espanha, França e Portugal, justifica o crescimento com «melhorias na gestão pela implementação de projectos internos de carácter comercial e operacional, o aumento do volume, a redução dos custos financeiros e, ainda que em menor medida, a evolução do mercado», refere o comunicado.
De acordo com o Plano Estratégico 2015-2018, a Europac investiu 63,5 milhões de euros no ano passado. Os principais projectos de investimento foram a entrada em laboração da Europac Packaging Med, a nova fábrica de embalagem de Tânger, a aquisição de equipamentos de alta qualidade de impressão em Dueñas, Guilhabreu e Leiria, e o projecto de estandardização da largura das máquinas de papel reciclado de Dueñas, bem como a segunda fase do Projecto de Papel Revestido, que ficará concluído em finais de 2016 com a comercialização de papel reciclado com dupla capa de revestimento. Todos os investimentos começaram a gerar retorno este mesmo ano, adianta o grupo no comunicado.