Líderes optimistas mas pouco preparados para a Indústria 4.0

As organizações ainda não estão preparadas para influenciar e aproveitar todas as oportunidades oferecidas pelas mudanças que decorrem da Indústria 4.0. A conclusão é do estudo “The Fourth Industrial Revolution is Here – Are You Ready?”, realizado pela consultora Deloitte, que entrevistou mais de 1600 executivos de C-level em 19 países.

 

Ainda assim, os líderes empresariais e governamentais mundiais estão optimistas em relação às mudanças que decorrem da Quarta Revolução Industrial.

 

Com este estudo, a Deloitte pretendeu analisar o nível de preparação das organizações para os desafios da Indústria 4.0 e perceber como essas mudanças podem beneficiar clientes, colaboradores, a comunidade envolvente e outros stakeholders relevantes.

 

Os executivos, que foram questionados em quatro grandes áreas – impacto social, estratégia, talento/ força de trabalho e tecnologia –, mostraram estar menos seguros sobre a estratégia a seguir para aproveitarem todo o potencial da Indústria 4.0. Em cada uma destas quatro áreas, refere o comunicado da Deloitte, o estudo revelou algumas contradições:

 

Impacto Social: Optimismo versus responsabilidade – Os executivos prevêem um futuro mais estável e com menos desigualdades, mas mostram-se menos confiantes em relação ao seu papel e das suas organizações enquanto influenciadores da sociedade nesta era da Indústria 4.0.

 

Estratégia: Estática versus dinâmica – Os líderes inquiridos admitem que podem não estar preparados para aproveitar as mudanças associadas à Indústria 4.0, mas essa eventual falta de preparação não os levará a alterarem as suas estratégias.

 

Talento/Força de trabalho: Evolução versus revolução – Os executivos não estão seguros que dispõem do talento certo para serem bem-sucedidos na Indústria 4.0. Apesar de estarem a fazer os possíveis para criar as equipas certas, a questão do talento não está no topo das suas prioridades.

 

Tecnologia: Desafio versus preparação – Os executivos sabem que têm que investir em tecnologia que promova novos modelos de negócio. No entanto, sentem dificuldade em criar uma estratégia de negócio que lhes permita endereçar as oportunidades da Indústria 4.0 devido à falta de alinhamento estratégico interno e ao foco de curto prazo.

Artigos relacionados
Comentários