Lenovo consolida 3.º lugar no mercado português

A Lenovo, maior fabricante mundial de computadores, registou no final do ano fiscal (que terminou em Março) uma quota de mercado, em termos globais, de 16,5% em Portugal. Ao cabo de pouco mais de dois anos de actividade no mercado nacional, a tecnológica chinesa alcançou o top 3 em todos os segmentos onde está presente.

No segmento de consumo, onde registou um crescimento de 41,5%, a Lenovo é já o player número dois em Portugal, com uma quota de 18,2%. Já no mercado de Pcs, situa-se na terceira posição – apenas atrás da HP e da Asus -, com uma quota de mercado de 16,5%, graças a um rescimento de 39,2% nesta área.

Os números são baseados nos dados da consultora IDC e foram esta manhã apresentados pela marca numa conferência de imprensa, que decorreu em Lisboa. No evento, Alberto Ruano, director-geral da Lenovo Portugal, mostrou-se agradado com o crescimento da empresa no mercado português e apontou os objectivos para o futuro: «Ambicionamos o primeiro lugar na área de Pcs em Portugal, bem como a liderança no segmento de tablets.»

Já no segmento empresarial, a Lenovo é a segunda marca em Portugal, com 13,9% de quota, tendo registado uma subida de 34,5%.

Em termos globais, a Lenovo registou ao longo do ano fiscal um volume de vendas na ordem dos 44,9 mil milhões de dólares (cerca de 40,2 mil milhões de euros), menos 3% em relação ao ano fiscal anterior. Apesar de uma quebra de 6% nos Pcs, empresa manteve a liderança mundial no segmento, com uma quota de mercado de 21%.

Texto de Daniel Almeida

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