Japão supera China como maior credor dos EUA
O Japão regressou à posição de maior credor dos Estados Unidos da América, oito anos depois de ter perdido o título. Segundo a agência Europa Press, o país asiático detinha, em Outubro, um volume de dívida norte-americana de 1,13 milhões de milhões de dólares (1,08 milhões de milhões de euros), superando a China que até aqui se encontrava em primeiro lugar.
O Japão representa 18,7% do total da dívida dos Estados Unidos da América detida por nações estrangeiras. Ainda assim, revela a mesma agência noticiosa, a dívida de que o Japão é proprietário caiu 4,5 mil milhões de dólares (4,3 mil milhões de euros) face ao mês de Setembro. Relativamente ao ano anterior, a quebra é de 9,5 mil milhões de dólares (9 mil milhões de euros).
Quanto à China, que ocupava a primeira posição desde 2008, a dívida dos Estados Unidos da América registou uma descida de 41,3 mil milhões de dólares (39,5 mil milhões de euros), em Outubro. A China detém 18,5% do total da dívida do país.
Deste modo, Japão e China juntos detêm 37,2% da dívida dos Estados Unidos da América na posse de estrangeiros. Juntas, acumulam mais de 6 milhões de milhões de dólares (5,4 milhões de milhões de euros). Face ao mês anterior, representa uma queda de 116 mil milhões de dólares (111 mil milhões de euros).
Depois do Japão e China, seguem-se Irlanda e Ilhas Caimão.