Investidores estrangeiros dominam imobiliário comercial
No primeiro trimestre deste ano, os investidores estrangeiros foram responsáveis por 92% do total investido em imobiliário comercial, em Portugal. De acordo com o estudo “Portugal Market Pulse” da JLL, foram transaccionados 359 milhões de euros, entre Janeiro e Março.
Os investidores nacionais mantêm um peso reduzido no volume investido. Ainda assim, realizaram cinco das 11 operações registadas, “o que traduz um ticket de investimento por negócio baixo”, revela o mesmo relatório.
Retalho e escritórios foram os segmentos mais activos, conquistando 61% e 26% do capital investido, respectivamente. O retalho concentrou mesmo a maior operação do trimestre: a venda do Vila do Conde Outlet por 130 milhões de euros. A segunda maior transacção conta com o edifício Entreposto, em Lisboa, como protagonista, tendo ascendido aos 65,5 milhões de euros.
Fernando Ferreira, head of Capital Markets da JLL, considera que o «ano começou muito dinâmico» e que, «apesar de se terem fechado algumas operações que se encontravam em pipeline em 2016, muitas outras ainda estão por concluir». Perante esta realidade, caso a maioria dos negócios que estão em curso sejam concluídos, o responsável antevê «o melhor ano de sempre, com a possibilidade de se transaccionarem mais de dois mil milhões de euros».