Intel lança primeiro smartphone

lava-xolo-x900A Intel vai estrear-se no mercado dos smartphones, e corrigir aquele que os analistas dizem ter sido o seu maior erro estratégico. O Xolo X900 será lançado na Índia a 23 de Abril, em conjunto com a operadora móvel Lava International.

O smartphone da Intel vai enfrentar a forte concorrência dos equipamentos chineses no mercado daquele país, que têm preços mais convidativos do que os 323 euros do Xolo X900. “Com o primeiro telemóvel com tecnologia Intel estão a ampliar-se os limites da informática pessoal”, reforçou o vice-presidente da empresa, Mike Bell.

Com o processador Intel Atom Z2460, o equipamento terá velocidade acrescida, capacidade de executar várias tarefas em simultâneo e poupança de energia. O sistema operativo será o Android Gingerbread, o ecrã terá 4 polegadas e reprodução de vídeo em HD. O telemóvel caracteriza-se ainda por ter uma câmara de 8 megapixels. A Intel espera assim compensar a entrada tardia no negócio dos gadgets do futuro.

Os analistas identificaram esta falha como o maior erro na estratégia da fabricante de chips, que foi superada pela concorrente Qualcomm na produção, a qual detém 30% de quota do mercado de produção de chips para plataformas móveis.

Mas a Intel – que tem 16,5% do mercado mundial de fabrico de chips – espera recuperar e já celebrou, para isso, acordos com a Motorola e as chinesas Lenovo e ZTE.

Artigos relacionados
Comentários