Insolvências caem e novas empresas aumentam

As insolvências caíram 10% em Agosto deste ano, em Portugal, tendo em conta os valores registados no mesmo período do ano passado. Precisamente 189 empresas declararam insolvência durante o oitavo mês de 2017.

Os únicos aumentos ocorreram em Lisboa, onde se registou um crescimento de 0,4%, e na Madeira, com uma subida de 12,5%. Os decréscimos mais significativos tiveram lugar em Angra do Heroísmo, Beja, Castelo Branco e Coimbra.

Por sectores, o aumento mais notório diz respeito ao sector da Indústria Extractiva, seguida pelo das Telecomunicações. As maiores quebras aconteceram nos sectores da Electricidade, Gás e Água, Comércio e Retalho e Agricultura, Caça e Pesca.

No acumulado do ano, o número total de empresas insolventes recuou 15,7%: menos 725 do que no ano passado. De acordo com dados da Iberinform, o valor é inferior tanto ao verificado em 2015 como em 2016.

Se as insolvências estão a cair, as constituições estão a crescer. Em Agosto, o número de novas empresas subiu 7,6%, atingindo um total mensal de 2731. Entre Janeiro e Agosto, constituíram-se 27.699 empresas, mais 8,5% do que no período homólogo de 2016.

Lisboa surge à frente na lista das cidades com mais aberturas, logo seguida pelo Porto. Hotelaria/Restauração é o sector com mais constituições.

Artigos relacionados
Comentários