Imobiliário atinge novo recorde em 2017

No ano passado, os investidores nacionais alcançaram o recorde da década no que diz respeito ao sector imobiliário comercial: dados da Cushman & Wakefield apontam para 440 milhões de euros investidos.

Do volume total, os investidores portugueses foram responsáveis por 25% do capital investido, mais 10% do que em 2016. Os investidores estrangeiros, por seu turno, continuam a ser os mais relevantes, com uma fatia de 75% do total.

Durante os 12 meses de 2017, foram transaccionados cerca de 1,8 mil milhões de euros em activos imobiliários comerciais, numa subida de 41% face ao ano anterior.

De acordo com a mesma consultora, o sector que maior capital atraiu foi o do retalho, tendo captado 43% do investimento num total de 730 milhões de euros. Seguem-se os escritórios (37% e 630 milhões de euros).

Destaque ainda para o sector industrial que conquistou, no ano passado, o valor mais alto de sempre em imobiliário comercial: mais de 300 milhões de euros. O crescimento assenta, em grande parte, na mudança de mãos da empresa Logicor, adquirida pela China Investment Corporation.

Há já dois anos que o interesse nesta área tem vindo a aumentar, segundo nota Eric van Leuven, director-geral da consultora em Portugal. «De uma forma transversal, todos os sectores registaram um elevado dinamismo, tanto ao nível da actividade ocupacional como de investimento. Os valores de mercado, rendas e yields, repercutiram este bom momento e atingiram em muitos casos novos máximos históricos», refere o responsável.

Artigos relacionados
Comentários