Grupo DIA com vendas estagnadas em Portugal

No ano passado, o Grupo DIA registou 852,8 milhões de euros em vendas brutas sob insígnia, em Portugal, num aumento de apenas 0,6% em relação a 2016. A estagnação no mercado nacional é, ainda assim, um resultado melhor face ao verificado na vizinha Espanha: as vendas caíram 3,8% para 5,7 mil milhões de euros. No total da Península Ibérica, a quebra foi de 3,3%.

A nível global, o grupo que detém o Minipreço viu as vendas brutas sob insígnia atingirem os 10,3 mil milhões de euros, o que representa um aumento ligeiro de 1,5% em moeda local. Em comunicado, o grupo indica que a subida das vendas nos países emergentes (+10,8%) permitiu compensar o recuo em Portugal e Espanha.

O resultado líquido ajustado, todavia, caiu 19,2% para 217 milhões de euros. O resultado líquido atribuído registou uma quebra ainda maior, de 38% para 109,6 milhões de euros. No final do ano passado, o Grupo DIA tinha uma dívida líquida de 891 milhões de euros e um parque de lojas com cerca de 7400 lojas em Espanha, Portugal, Argentina e Brasil.

«2017 foi o primeiro ano em que não alcançámos os nossos objectivos desde que entrámos na bolsa em 2011», afirma, Ricardo Currás, conselheiro delegado do Grupo DIA. «Os resultados ficaram abaixo do que previmos em Outubro devido à inversão do preço ter sido maior do que estimámos inicialmente. A nossa decisão de manter a liderança de preços em Espanha teve impacto nas nossas margens, que não puderam ser compensadas pelos esforços para economizar os custos e lucros provenientes das nossas alianças comerciais», conclui, em comunicado.

Artigos relacionados
Comentários