Gastos em TI deverão ascender a 3 milhões de milhões de euros
Um estudo realizado pela Gartner indica que os gastos em Tecnologias de Informação (TI) atingirão os 3,7 milhões de milhões de dólares (3 milhões de milhões de euros), já este ano. A previsão diz respeito ao mundo inteiro e representa uma subida de 4,5% relativamente a 2017.
John-David Lovelock, Research vice-president na Gartner, alerta, porém, para o clima de incerteza que se faz sentir nas organizações. De acordo com o responsável, as empresas estão a considerar o potencial impacto do Brexit e possível recessão global, por exemplo.
Ainda assim, «apesar desta incerteza, os negócios vão continuar a investir em TI na medida em que antecipam um crescimento da receita, mas os seus padrões de gastos mudarão». As principais apostas serão blockchain, Internet das Coisas e passagem do Big Data para algoritmos, machine learning e inteligência artificial.
Os gastos mundiais em software deverão aumentar 9,5%, este ano. Para 2019, está previsto um novo salto de 8,4%, ascendendo aos 421 mil milhões de dólares (345 mil milhões de euros). Por outro lado, os dispositivos deverão crescer 5,6%, este ano.