Gastos em TI aumentam 6,2% este ano

Os gastos mundiais em Tecnologias de Informação (TI) deverão atingir os 3,7 milhões de milhões de dólares (3,01 milhões de milhões de euros) este ano. A previsão é da Gartner e representa um aumento de 6,2% em relação a 2017.

John-David Lovelock, Research vice-president da Gartner, afirma que este é o maior nível de crescimento anual registado desde 2007, sinal de que estaremos na presença de um novo ciclo de expansão tecnológica. Contudo, acrescenta o mesmo responsável, trata-se de uma escalada previsível e em linha com o crescimento económico global e declínio do dólar norte-americano.

Por áreas, a maior subida está prevista para o software empresarial: mais 11,1%, chegando aos 391 mil milhões de dólares (318,6 mil milhões de euros). Em termos de valores absolutos, as comunicações são responsáveis pelo maior bolo: crescimento de apenas 4,3% mas atingindo os 1,4 milhões de milhões de dólares (1,1 milhões de milhões de euros).

Para 2019, a Gartner antecipa um abrandamento. Os gastos mundiais em TI deverão saltar apenas 2,8% para 3,8 milhões de milhões de dólares (3,09 milhões de milhões de euros).

Artigos relacionados
Comentários