Galp reduz plano de investimento em 15%
A actualização do plano de investimento da Galp até 2020 sofreu uma redução de 15%, face às metas apresentadas anteriormente. Em comunicado, a empresa revela que espera investir entre mil milhões e 1,2 mil milhões de euros anualmente durante este período, sendo que este ano será aquele em que o investimento no Brasil e Angola registará o valor mais elevado, com o capex (investimento em bens de capital) a situar-se entre os 1,1 mil milhões e os 1,3 mil milhões de euros.
Cerca de 85% do investimento programado para os próximos anos terá como destino a área de Exploração & Produção. Neste campo, a prioridade é o desenvolvimento do projecto Lula/Iracema que conta já com cinco unidades em produção, segunda lembra a Galp. A empresa tem ainda planeado o início de operação de outras cinco unidades, uma delas já este ano. Até 2020, deverão existir 16 unidades de produção a funcionar em Angola e no Brasil.
A estratégia, apresentada no âmbito do Capital Markets Day 2016, assenta na abordagem 3E: Execute (foco na execução e na rentabilidade); Extract (extrair valor adicional do portefólio actual); e Explore (novas oportunidades e gestão de portefólio). Todos os segmentos de negócio deverão reger-se por estes conceitos, refere a Galp.
Entre 2015 e 2020, a Galp prevê que o EBITDA cresça em média, anualmente, 15%, considerando um preço do barril de brent de 35 dólares este ano e um aumento gradual até aos 70 dólares daqui a quatro anos. Tendo em conta estes dados, o EBITDA da empresa, este ano, deverá situar-se entre os 1,2 mil milhões de euros e os 1,3 mil milhões de euros.