Galp mais do que duplica lucro nos nove meses
A Galp Energia registou um resultado líquido de 490 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, mais 107,63% do que no período homólogo do ano anterior. Em 2014, a energética alcançou os 236 milhões de euros. Em comunicado enviado à CMVM, a Galp revela ainda que o EBITDA subiu 37.1% para 1,25 mil milhões de euros.
O crescimento deve-se aos resultados na área da Refinação & Distribuição e ainda ao aumento da produção de petróleo. Por sua vez, o negócio da Exploração e Produção apresentou uma queda do EBITDA de 39 milhões de euros relativamente aos mesmos nove meses de 2014. A justificação prende-se com a redução do preço médio de venda de petróleo e de gás natural. Também o negócio de Gas & Power enfrenta um quadro de quebra, tendo o EBITDA descido 42 milhões de euros.
Quanto à produção total de petróleo e de gás natural, a Galp informa que a mesma aumentou 53% para 43,7 mil barris de óleo equivalente por dia, sendo que a produção no Brasil quase duplicou durante este período. Entre Janeiro e Setembro, a margem de refinação por barril também subiu 4,6 dólares, chegando aos 6,6 dólares por barril. Este facto, segundo a Galp, reflecte a evolução positiva das margens de refinação internacionais.
Em comunicado, a energética revela ainda que investiu 852 milhões de euros de Janeiro a Setembro, sendo que 92% teve como destino a actividade de exploração e produção, especialmente em Angola.