Galp investe 45,2 milhões em Sines até 2023

Melhorar a eficiência da refinaria de Sines é o objectivo da Galp ao delinear um plano de investimento que envolve a aplicação de 45,2 milhões de euros até 2023. O montante junta-se ao investimento de 42,5 milhões já realizado nesta unidade, ao longo dos últimos cinco anos.

«Este é o rumo de uma instalação que celebra 40 anos de existência mas continua com os olhos postos no futuro», comenta Carlos Silva Gomes, presidente executivo da Galp. O responsável adianta que se trata de uma peça central na estratégia da empresa, razão pela qual a Galp continua a investir em tecnologia de ponta e equipamentos que permitem responder aos desafios do mercado.

A intervenção mais recente neste sentido envolveu a instalação de um Catalyct Cooler, equipamento que permite o tratamento de matéria-prima mais pesada. Com esta nova aposta, a refinaria de Sines vai produzir mais energia, que será utilizada internamente, reduzindo a pegada carbónica da Galp.

Em quatro décadas de história, a refinaria de Sines já soma um investimento acumulado de quatro mil milhões de euros. De acordo com a Galp, é a maior exportadora nacional, com 45% da sua produção a ser enviada além-fronteiras.

Artigos relacionados
Comentários