Fusões e aquisições continuam a crescer
As fusões e aquisições, em Portugal, já cresceram 42,73% desde o início do ano, em termos de valor, tendo movimentado 8,4 mil milhões de euros. Até Setembro, o mercado nacional registava 222 transacções, de acordo com o mais recente relatório trimestral da Transactional Track Record.
Deste total, apenas 83 revelaram os seus valores, pelo que o montante real será muito mais elevado. Imobiliário, Saúde, Higiene e Estética são os dois sub-sectores em destaque: o primeiro foi o mais activo, com 45 operações registadas numa subida de 22%; o segundo foi o que mais cresceu, com o número de transacções a crescer 27%.
Portugal soma ainda 74 operações de inbound (empresas portuguesas adquiridas por companhias estrangeiras). Espanha foi o país que, ao longo do ano, mais operações deste género realizou com Portugal, com a aquisição de 19 empresas.
Por seu turno, os anúncios de investimentos realizados por empresas de private equity contabilizaram 31 operações, mais 11% do que no período homólogo de 2016. Apenas 10 delas revelaram os seus valores, ascendendo aos 4,6 mil milhões de euros (+19,1%).
Em termos de venture capital, regista-se uma queda de 70% em termos de valor e de 25% no número de operações: 26 milhões de euros e 21 transacções, respectivamente.