Fusões e Aquisições aumentaram 67% em Agosto

Foram registadas 20 operações de fusões e aquisições durante o mês passado, o que representa um aumento de 64% face ao período homólogo de 2015. Este mercado valeu um total de 631 milhões de euros, tendo em conta as operações com valor divulgado, o que, por seu turno, indica uma quebra de 18%, de acordo com o relatório mensal ibérico elaborado pelo TTR. O mesmo documento destaca a venda de um edifício residencial em Lisboa por parte da MLA3 à Artilharia Um 33 como transacção do mês de Agosto, tendo ascendido aos 6,9 milhões de euros.

Quanto ao acumulado do ano, verifica-se um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre Janeiro e Agosto, registaram-se 172 transacções num total de 6,88 mil milhões de euros, sendo que apenas 73 revelaram o seu valor. Os subsectores mais activos durante os primeiros oito meses do ano foram Financeiro e Seguros, Imobiliário, Tecnologia e Saúde, Higiene e Estética.

No que respeita a aquisições feitas por empresas estrangeiras em Portugal (Inbound), o relatório aponta para 66 operações registadas no acumulado do ano, com destaque para Espanha como principal investidor estrangeiro (2,47 mil milhões de euros). Seguiram-se os Estados Unidos da América (111,08 milhões de euros).

Já no que toca a empresas portuguesas que adquiriram empresas estrangeiras (Outbound) registaram-se duas aquisições em Espanha, uma em França, Brasil, Reino Unido, Angola e Alemanha.

O relatório mensal ibérico do TTR revela ainda que se realizaram 18 transacções envolvendo empresas de private equity no mercado português, entre Janeiro e Agosto. No total, movimentaram 1,68 mil milhões de euros, o que representa uma subida de 572,93% face ao mesmo período de 2015. Em termos de número de operações realizadas, porém, encontramos um recuo de 31,74%.

No acumulado do ano, destaque ainda para o registo de 19 transacções envolvendo empresas de venture capital, menos 26,92% do que no ano passado. Já em termos de valor, subiu 718,11% para 74,53 milhões de euros.

Artigos relacionados
Comentários