Fusões e Aquisições aumentaram 28%

Durante o primeiro trimestre deste ano foram realizadas 68 operações de M&A, o que representa uma subida de 28% face ao período homólogo anterior. O relatório trimestral ibérico elaborado pela TTR em colaboração com a Intralinks revela que as fusões e aquisições, incluindo aquisição de activos, ascenderam aos 1,78 mil milhões de euros, sendo que apenas 27 delas tiveram o seu valor divulgado.

Os subsectores mais activos foram, por ordem decrescente, Tecnologia, Imobiliário, Financeiro e Seguros, Consultoria, Auditoria e Engenharia. No caso da Tecnologia, o crescimento foi de 100%, enquanto as áreas de Consultoria, Auditoria e Engenharia aumentaram 200%.

Os primeiros três meses de 2016 ficaram marcados também por transacções realizadas entre Portugal e outros países. No caso de aquisições realizadas por empresas estrangeiras em Portugal, registaram-se 27 operações, especialmente na área da Tecnologia. O principal investidor estrangeiro foi o mercado norte-americano, responsável por nove transacções num total de 68,68 milhões de euros. Depois dos Estados Unidos da América ficou Espanha, Turquia, França e Reino Unido.

Já no caso de aquisições realizadas por empresas portuguesas no estrangeiro, o relatório aponta para três transacções distribuídas pelo Brasil, França e Espanha. Há registo ainda de sete transacções referentes à venda de participadas no estrangeiro de empresas portuguesas.

Resta conhecer as operações envolvendo private equity e venture capital. Relativamente às primeiras, o relatório da TTR revela que se realizaram sete transacções, sendo que cinco delas envolveram empresas estrangeiras, numa subida de 133,33% face a 2015. No que diz respeito a Venture Capital, realizaram-se 10 transacções, mais 42,86%.

O relatório destaca que a transacção mais relevante neste primeiro trimestre de 2016 foi a compra da Cabovisão e da Oni por parte da Apax Partners de França valeu cerca de 200 milhões de euros, tendo sido anunciada em Setembro do último ano mas apenas concluída em Janeiro deste.

Artigos relacionados
Comentários