Fusão da Audax cria novo projecto energético em Portugal
A Audax Energia e a Audax Renováveis vão passar a ser uma só. As duas empresas vão avançar com um processo de fusão que culminará na criação de um novo projecto energético que combina a geração de energia eléctrica e a comercialização de luz e gás.
Em comunicado, as duas organizações indicam que a intenção é potenciar o crescimento, tanto a nível nacional como internacional, aproveitando as sinergias e a complementaridade das suas actividades. A grande aposta da nova empresa será a diversificação em tecnologias renováveis, nomeadamente no campo da geração fotovoltaica.
Actualmente, a Audax Renováveis conta com uma carteira total de 185MW em Espanha, França e Polónia, dos quais 1MW é fotovoltaico e o restante eólico. Após a fusão, irá participar na construção de um parque eólico no Panamá com 66MW.
A operação permitirá também que José Elias, CEO da Audax Energia, consolide a sua posição de accionista maioritário, liderando a nova empresa ao lado da equipa actual de direcção. «A minha intenção é manter a minha posição na empresa, sempre respeitando as condições estabelecidas pelo regulador, e trabalhar para devolver o dividendo no menor prazo possível, para que os accionistas vejam sua participação num grande grupo empresarial recompensado, com uma forte posição financeira e de mercado e importantes perspectivas de crescimento futuro», comenta o responsável.