Energias renováveis ultrapassam carvão
No ano passado, cerca de 500 mil painéis solares foram instalados diariamente, fazendo com que as energias renováveis ultrapassem o carvão enquanto maior fonte de energia por capacidade instalada. Um relatório da Agência Internacional de Energia indica que, em países como a China, duas turbinas de energia eólica eram instaladas por hora.
Faith Birol, director executivo da agência, explica que o crescimento se terá devido em parte à quebra nos custos associados a este tipo de energias. Citado pelo Financial Times, o responsável afirma que os preços praticados, no ano passado, seriam impensáveis há cinco anos. Entre 2010 e 2015, os custos médios para a geração de energia através de parques eólicos junto ao mar recuaram cerca de 30%. Já os custos referentes à energia solar caíram dois terços.
Porém, apesar de ultrapassarem o carvão em capacidade, as energias renováveis ainda não conseguiram bater os combustíveis fósseis em termos de produção. O problema está nas condições necessárias para produzir energia através de painéis solares ou sistemas eólicos: o vento e o sol não são tão constantes como o carvão. Ainda assim, a agência espera que a produção de energias renováveis seja responsáveis por uma quota de 28% até 2021.