Empresas novas aumentam, insolvências diminuem
Entre Janeiro e Setembro de 2015, foram criadas 29.190 empresas em Portugal, mais 8,2% do que no mesmo período do ano anterior. De acordo com o Barómetro Informa D&B 3º Trimestre 2015, se o ritmo de crescimento se mantiver, este ano poderá ser o melhor ao nível de nascimentos de empresas desde 2007. Parte da razão está na propagação do conceito de empreendedorismo que fez com que 18% do emprego criado anualmente no universo empresarial seja da responsabilidade de novas empresas, afirma a Informa D&B.
Quando considerados os últimos 12 meses, nasceram 2,4 empresas por cada uma que encerrou, cenário que se estende por todas as regiões do País e pela quase totalidade dos sectores. Também o perfil das novas empresas mudou: as startups são tendencialmente mais pequenas e 10% delas exportam logo no primeiro ano de vida.
O mesmo barómetro revela ainda que o encerramento de umas empresas criou oportunidades para outras e dá como exemplo o sector do Alojamento e Restauração que apresentou 2,6 novas empresas por cada uma que encerrou, em 2015. Registaram-se 1064 encerramentos e 3370 nascimentos. Os sectores Agrícola, das Telecomunicações e das Actividades Imobiliárias também apresentam a mesma realidade de novas empresas a superarem as que fecham.
Porém, entre Janeiro e Setembro de 2015, os sectores em que mais empresas nasceram foram os dos Serviços e do Retalho, 31,8% e 15,5% do total, respectivamente. Em terceiro lugar, está o Alojamento e Restauração, responsável por 11,5% das novas empresas. Quanto ao número total de empresas activas, a Informa D&B avança que este universo cresceu 4,6% entre Dezembro de 2014 e Setembro de 2015, face ao mesmo período do ano anterior.
As insolvências desceram 1,3% entre Janeiro e Setembro deste ano, quando comparado com os mesmos meses de 2014. Registaram-se 3233 insolvências, sendo que o Barómetro Informa D&B considera apenas os processos de insolvência de pessoas colectivas.