EDPR compra projectos eólicos da Galp e Martifer por 17 milhões

A EDP Renováveis (EDPR) chegou a acordo com a Ventiveste, consórcio liderado pela Galp Energia SGPS e pela Martifer SGPS, para a aquisição de «certas sociedades veículos (“SPVs”) que detêm licenças e direitos de interligação à rede correspondentes a 216,2 MW de capacidade eólica», de acordo com o comunicado enviado à CMVM. Na mesma nota, a energética informa que a aquisição foi acordada por um preço de referência aproximado de 17 milhões de euros.

O objectivo, esclarece a EDPR, é maximizar o valor criado nos projectos eólicos em questão por meio da aplicação dos conhecimentos técnicos e de avaliação da empresa. Até 2018, deverá ser dado início ao comissionamento e à operação dos novos parques eólicos, sendo que o negócio está sujeito ainda à aprovação das autoridades administrativas e de concorrência em Portugal.

Segundo a Galp, também em comunicado enviado à CMVM, o acordo diz respeito à venda de cinco SPVs. A empresa acrescenta que, a partir de agora, o foco da actividade da Ventiveste será num portefólio eólico de 12 MW em produção e ainda na participação de 50% no projecto Âncora Wind «com 176,1 MW em construção para entrada em produção a partir de 2016».

Artigos relacionados
Comentários