EDP Renováveis pondera cotar nova empresa em Madrid
A EDP Renováveis (EDPR) está a ponderar a hipótese de cotar uma nova empresa na Bolsa de Madrid, tendo em conta a sua estratégia de auto-financiamento e os planos de crescimento para 2017. Em comunicado à CMVM, a empresa explica: «Dada a intenção da EDPR de continuar a desenvolver oportunidades de crescimento adicional, tanto nas actuais como em novas geografias, e com o objectivo de manter o seu pilar estratégico de auto-financiamento, a empresa está a contemplar a possibilidade de expandir o âmbito do seu programa de Rotação de Activos.»
As possíveis propostas estão a ser estudadas pelo Citigroup e pela UBS Investment Bank, a pedido da EDP Renováveis, mas a empresa de energia afirma, no comunicado, estar focada na possibilidade de estabelecer uma YieldCo.
A EDP Renováveis explica ainda que uma YieldCo é um modelo empresarial baseado em activos de infra-estruturas com receitas suficientes para pagar os dividendos aos accionistas. Neste caso, o negócio em vista diz respeito a um parque de energia eólica a ser admitido «à negociação no mercado regulamentado de valores mobiliários em Espanha», como se lê no comunicado.