Economia digital pode valer 3,2 mil milhões a Portugal
Portugal pode beneficiar de um crescimento de 3,2 mil milhões de euros até 2020, caso melhore a sua economia digital. A previsão é apontada pela Accenture Strategy tendo por base o Índice de Densidade Digital (IDD), desenvolvido em parceria com a Oxford Economics.
De acordo com a organização, o aumento do IDD tem um impacto significativo na produtividade e no crescimento anual do PIB nacional. Além disso, o impacto é tanto maior quanto menor a maturidade digital do país em questão, “pelo que o gap se traduz numa oportunidade clara de aumentar o ritmo de crescimento económico em Portugal”.
Em comunicado, a Accenture Strategy indica ainda que Portugal surge entre as 25 primeiras economias do mundo analisadas pelo estudo, “numa posição superior quando comparado com o PIB dos restantes países analisados”. Utilização de métodos de trabalho digitais, investimento em novas tecnologias e infra-estruturas são algumas das variáveis tidas em conta.
No caso de Portugal, existem três eixos em que é necessário trabalhar para que o país possa beneficiar de um crescimento económico: duplicação do peso dos especialistas de tecnologia na força de trabalho, de 2,5 para 5%; aumento em 25% da proporção do investimento anual das empresas em analytics e em 250% em soluções de cloud; e incremento de aceleradores.