Desinvestimento faz cair lucro da Siemens
O segundo trimestre fiscal da Siemens, findo a 31 de Março deste ano, registou uma quebra de mais de 50% no resultado líquido. De 3,9 mil milhões de euros em 2015, a tecnológica alemã passou para um lucro de perto de 1,5 mil milhões de euros, devido ao desinvestimento em áreas não core. Em comunicado, a Siemens refere que o resultado líquido foi afectado pela redução do investimento nas divisões BSH Bosch e Siemens Hausgerate GmbH, ambas dedicadas ao desenvolvimento de electrodomésticos.
Por outro lado, as encomendas e as receitas aumentaram durante este período. A Siemens alcançou 19 mil milhões de euros em receitas, o que representa uma subida de 5% relativamente ao trimestre homólogo do ano passado. As encomendas cresceram 7% para 22,2 mil milhões de euros, alavancadas pelo desempenho positivo no Egipto e Reino Unido.
Joe Kaeser, CEO da Siemens, destaca ainda o crescimento da rentabilidade que, apesar dos desafios cíclicos, «aumentou 100 pontos base quando comparado com o homólogo, para os 15,1%».
Para os próximos trimestres, a tecnológica opta por uma abordagem prudente. A estimativa é de que haja uma recuperação mais lenta em vez de um crescimento efectivo, de acordo com o CEO.