Confiança dos consumidores portugueses ainda abaixo da média europeia

No final de 2015, o índice de confiança dos portugueses chegou aos 66 pontos, número que representa o valor mais alto dos últimos anos, embora continue abaixo da média europeia que se situa nos 81 pontos. De acordo com dados da Nielsen, a confiança dos consumidores em Portugal registou uma subida de sete pontos face ao início de 2015 e ainda um aumento de 11 em relação ao período homólogo anterior.

A situação profissional e a segurança no emprego continua a ser a principal preocupação da maioria dos portugueses, sendo que 84% dos inquiridos não tem boas perspectivas de emprego para os próximos 12 meses. Espanha, Itália e França apresentam níveis de preocupação semelhante neste campo (70%, 79% e 75% respectivamente), mas a Grécia é a mais pessimista com 90% dos inquiridos a duvidar da possibilidade de encontrar trabalho.

Ainda assim, o consumo fora de casa está a aumentar, segundo a Nielsen. 30% dos portugueses inquiridos afirma ter boas perspectivas em relação à sua situação financeira pessoal e apenas 35% diz poupar nas refeições fora de casa, contra os 47% registados em 2014.

Artigos relacionados
Comentários