Comércio electrónico valeu 50 mil milhões de euros em 2014

Durante o último ano, o volume de negócios do comércio electrónico em Portugal ascendeu aos 50 mil milhões de euros e grande parte do dinheiro gasto diz respeito a B2B (business to business) e B2G (business to government). As categorias mais concorridas são as de equipamentos electrónicos, viagens, alojamento e vestuário/moda/lar, sendo que o método de pagamento preferido é por referência multibanco.

Os dados são do Estudo Economia Digital da Associação da Economia Digital (ACEPI), realizado em parceria com a IDC, relativamente ao período entre 2009 e 2020, depois de ter inquirido 850 internautas e 467 organizações em Portugal. No total, mais de 70% da população utiliza a internet e, em 2020, a percentagem subirá para os 85%. Quanto ao que é feito durante o tempo gasto a navegar na World Wide Web, o comércio electrónico parece mesmo ser uma das actividades preferidas dos inquiridos, já que 40% dos utilizadores de internet já compra online. Em cinco anos, será 50%.

Da totalidade dos dispositivos de acesso à internet adquiridos no último ano, mais de 65% foram smartphones, sendo que é também através deles que 42% dos portugueses inquiridos afirma fazer compras online. A maioria das compras é realizada através de sites estrangeiros (72%), até porque apenas 32% das empresas portuguesas marca presença na internet e apenas 20% tem loja própria digital. A tendência, contudo, parece ser de maior investimento em estratégias de marketing digital, já que o mesmo estudo revela que as empresas prevêem aumentar o orçamento para estas acções em 50% durante este ano.

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