Cloud vai representar 95% do tráfego de data centers
Em 2016, o tráfego global de data center cloud rondava os 6 zettabytes (ZB). Até 2021, deverá aumentar para os 19,5 ZB anuais, de acordo com a previsão da Cisco. Segundo o relatório “Cisco Global Cloud Index”, o tráfego de data center cloud irá representar 95% do tráfego total de data center, no prazo de três anos (contra os 88% verificados há dois anos).
Caso a previsão se concretize, estaremos perante a triplicação do tráfego de centros de dados tradicionais e de um aumento de 3,3 vezes do tráfego de cloud. O mesmo estudo indica que a Internet das Coisas e Big Data são duas das grandes tecnologias por detrás do crescimento da cloud, já que geram grandes volumes de dados.
A nível dos consumidores, destaque para a evolução positiva de soluções e serviços como streaming de vídeo, redes sociais e pesquisa na internet. No campo empresarial, as aplicações cloud mais populares são ERP, colaboração e analítica.
«O aumento de aplicações data center está a acelerar significativamente neste novo mundo multicloud. Devido ao crescimento exponencial previsto, será necessário adoptar soluções inovadores especialmente nos ambientes cloud públicos, privados e híbridos», comenta Kip Compton, vice-presidente da divisão de Plataforma e Soluções Cloud da Cisco.