Cimpor entra no vermelho em 2015

A Cimpor anunciou um prejuízo de 71,2 milhões de euros no exercício fiscal de 2015, um resultado que compara com um lucro de 27,2 milhões de euros no ano anterior.

A cimenteira indicou em comunicado remetido à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários que o volume de negócios desceu 4,3% para 2,49 mil milhões de euros, enquanto a quebra no EBITDA alcançou os 18,6% para 525,7 milhões de euros.

A cimenteira vendeu 28 milhões de toneladas de cimento e clínquer, números que indicam quedas de, respectivamente, 4,3% e 6,1%, face a 2014.

De acordo com Ricardo Lima, CEO da cimenteira, «este foi, sem dúvida, um ano bastante desafiador para a Cimpor, particularmente pela situação macroeconómica do Brasil, responsável por cerca de 35% do volume de produção. O cenário se mostrou-se ainda mais complexo porque, aliado à retracção económica no maior mercado de actuação, o ano apresentou um câmbio desfavorável nos países onde estamos presentes».

No entanto, «a estratégia de diversificação geográfica e flexibilidade para reagir continuamente aos cenários adversos permitiram-nos mitigar significativamente os impactos negativos no nosso resultado financeiro, mas acima de tudo desafiaram-nos a levar mais longe os nossos padrões de eficiência operacional», adiantou o CEO.

Artigos relacionados
Comentários