China vai ter ligação aérea directa para Portugal
O Turismo de Portugal e o Grupo HNA (Beijing Capital Airline) assinaram um protocolo que visa o estabelecimento de uma ligação aérea directa da China para Portugal. O trajecto será Hangzhou – Pequim – Lisboa e deverá ter início em Junho do próximo ano, sendo que estão previstos entre três e quatro voos por semana.
O protocolo é resultado de uma parceria entre o Turismo de Portugal, a Ana Aeroportos e a Associação Turismo de Lisboa, apesar de ter sido a primeira a assinar o documento. Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, considera que o acordo «reforça o compromisso de ambos os países em avançar na cooperação para o crescimento dos fluxos turísticos da China para Portugal».
Em comunicado, o responsável acrescenta que a ligação directa é «estratégica para o desenvolvimento do sector do Turismo em Portugal, uma vez que garante a competitividade aérea do destino, junto deste que é um dos principais mercados emissores mundial de turistas». Entre Janeiro e Julho deste ano, o número de turistas chineses em Portugal aumentou 21,6% face a igual período de 2015.
O Turismo de Portugal esclarece ainda que a abordagem ao mercado chinês será suportada por outras duas vertentes: estabelecimento de relações fortes e coesas com o trade e presença consistente nos principais canais digitais. Relativamente ao último ponto, destaque para o lançamento da página do visitportugal no WeChat, a plataforma de social media e de troca de mensagens mais popular da China, e no Webo, uma plataforma semelhante ao Facebook neste país asiático. Foi também incluído o mandarim na lista de idiomas disponíveis no site do visitportugal.