China quer ser líder em tecnologia até 2020

Indústrias como semicondutores, chips, robótica, equipamento para aviação e satélites constituem o foco da China para os próximos cinco anos. No seu plano de desenvolvimento para 2020, o país revela a intenção de se tornar líder mundial em tecnologia e, para tal, não vai poupar esforços.

Reportada pela Reuters, a estratégia da China inclui aumentar para 2,5% a percentagem do PIB dedicada a Investigação & Desenvolvimento, ao longo dos próximo anos. Actualmente, a China investe 2,1% do PIB nesta área. Adicionalmente, o governo chinês pretende utilizar a Internet para transformar o país num “cyber power” e alavancar a economia através da iniciativa “Internet Plus” que deverá também ser aplicada no sistema de saúde e de educação.

Contudo, a rede de segurança por que a China se tornou conhecida no mundo da Internet não ficará para trás só porque o país quer ser uma potência tecnológica. No plano apresentado no último fim-de-semana, o governo anunciou que irá reforçar as capacidades de controlo da World Wide Web a par do sistema de segurança que revê aquilo que pode ou não ser acedido.

Artigos relacionados
Comentários