CFOs portugueses optimistas com o futuro

Cerca de 80% dos chief financial officers (CFOs) portugueses estão confiantes relativamente à economia do País, revelando esperar um futuro mais positivo. O dado é do CFO Survey 2015 da Deloitte e surge a par do optimismo sentido também nas restantes geografias do sul europeu. Contudo, quando é tida em conta a Europa no seu todo, o sentimento é de descrença acompanhado pela queda de confiança nos últimos seis meses.

O estudo, realizado junto de aproximadamente 1300 CFOs de 15 países, mostra que o sentimento de optimismo caiu entre o primeiro e o terceiro trimestre do ano passado, especialmente nos países da Zona Euro. Problemas como o crescimento de mercados emergentes como a China e a crise dos refugiados levam 61% dos CFOs portugueses a classificar a incerteza internacional como elevada, ao contrário do que acontece com Portugal.

Por cá, 74% dos CFOs espera maiores receitas e 49% prevê melhores margens operacionais. A expectativa é partilhada pela Irlanda, Itália, Polónia e Espanha, que revelam fortes intenções de aumentar o investimento em capex e emprego, diz o CFO Survey da Deloitte.

Artigos relacionados
Comentários