CEO da Adidas revisita os últimos 15 anos

Prestes a abandonar o cargo de CEO da Adidas, Herbert Hainer coloca os últimos 15 anos em perspectiva e reflecte sobre o caminho que percorreu até aqui. Em entrevista ao The Wall Street Journal, o responsável com 62 anos começa por explicar como conseguiu ocupar a mesma posição na empresa durante mais de uma década: encontrar as pessoas certas para cada papel a desempenhar.

À frente da Adidas, Herbert Hainer ultrapassou uma crise financeira da empresa. Em 2014, o lucro caiu abruptamente e assustou os accionistas, colocando em risco a sua manutenção enquanto CEO. Porém, conseguiu reestruturar a empresa e voltar aos resultados positivos. O segredo? Dar mais poder aos directores de marca, que se tornaram responsáveis pelo design e desenvolvimento de novos produtos, bem como da organização da cadeia de distribuição.

Durante o seu período enquanto CEO, Herbert Hainer transformou a Adidas de uma empresa com um valor de mercado de 3 mil milhões de euros para uma gigante cujo valor ascende a perto de 30 mil milhões de euros. Para o futuro, ainda que já não esteja na empresa, o ainda CEO promete um crescimento de dois dígitos para o mercado norte-americano.

Artigos relacionados
Comentários