Carlos Ghosn é o novo chairman da Mitsubishi

Já está concluída a aquisição de 34% da Mitsubishi por parte da Nissan, passando a integrar a aliança global Renault-Nissan. A fabricante de automóveis japonesa informa, em comunicado, que o negócio ascendeu aos 237 mil milhões (2 mil milhões de euros), transformando a Renault-Nissan na sua maior accionista.

A Mitsubishi confirma ainda que Carlos Ghosn vai mesmo assumir o cargo de chairman da empresa, depois de a possibilidade ter sido avançada ontem por fontes citadas pela Bloomberg. O actual CEO e chairman da Renault-Nissan passa a acumular a nova responsabilidade com aquelas que já assume.

Com Carlos Ghosn seguem também para a administração da Mitsubishi Mitsuhiko Yamashita, ex-vice-presidente executivo de Research and Development da Nissan, Hitoshi Kawaguchi, chief sustainability officer da Nissan, e Hiroshi Karube, global controller e global asset manager da Nissan.

O programa de sinergias previsto entre a Mitsubishi e a Renault-Nissan inclui uma aliança de cinco anos para a construção de “minicars”.

Sobre as mudanças, Carlos Ghosn afirma que «a aliança expandida constituirá um dos maiores grupos automóveis do mundo, com vendas anuais de 10 milhões de unidades no ano fiscal de 2016».

Artigos relacionados
Comentários