Brisa INOVA

brisa_webA Brisa – Auto-estradas de Portugal apresentou a Brisa Inovação e Tecnologia, empresa que resulta da integração da Direcção de Inovação e Tecnologia com a Brisa Access Electrónica Rodoviária

 A Brisa Inovação e Tecnologia constitui um centro de competência de vanguarda tecnológica, na área das infra-estruturas de transportes, que passará a assegurar as actividades de investigação, concepção, produção, instalação e manutenção de todos os sistemas inteligentes de transporte (ITS).

 Até agora, a BAER dedicava-se ao fornecimento, instalação e manutenção de sistemas electrónicos e de telemática em infra-estruturas de transporte. A DIT – Direcção de Inovação e Tecnologia, por seu lado, permitiu assegurar a implementação sistemática e permanente do processo de inovação da Brisa. Esta direcção era a área de responsabilidade dedicada a promover a inovação e o desenvolvimento tecnológico dos equipamentos e sistemas de suporte ao funcionamento da rede de auto-estradas concessionadas ao Grupo Brisa.

 Para além da captação de sinergias entre estas duas unidades, a criação da Brisa Inovação e Tecnologia garante uma visão estratégica e de eficiência da cadeia de valor como um todo, permitindo ainda a rentabilização do conhecimento em inovação e tecnologia existentes na Brisa.

 A inovação tem potenciado a criação de valor para a empresa, calculado em 186 milhões de euros, entre 2003 e 2009. De acordo com o “Business Innovation Survey Report 2009”, relativo a Portugal, desenvolvido pela Strategos em colaboração com a COTEC, a Brisa é referenciada como a segunda empresa nacional mais inovadora.

 Sublinhe-se que, no desenvolvimento da sua actividade, em Portugal e no estrangeiro, a Brisa tornou-se numa catalisadora da inovação, juntamente com os seus parceiros. Desta forma, a empresa tem contribuído para a riqueza do país, por substituição das importações, dinamizando o conhecimento e a indústria nacional, e contribuindo para o aumento das exportações e do progresso económico e social do país.

Artigos relacionados
Comentários