BPI vende Super Bock ao grupo Violas

O BPI alienou a posição que detinha no Super Bock Group ao grupo Violas por 233 milhões de euros.

De acordo com o comunicado da instituição financeira remetido à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, “o Banco BPI e o Fundo de Pensões do Banco BPI assinaram hoje um contrato através do qual acordaram vender à Violas SGPS, SA as suas quotas na sociedade Viacer – Sociedade Gestora de Participações Sociais, Lda (Viacer), sociedade que detém 56% do capital social da Super Bock Group, SGPS, SA”.

A operação consistiu na venda da participação de 25% que o banco e o seu Fundo de Pensões detinham na Viacer, que por sua vez era controlada a 46,5% pela Violas SGPS.

“Como consequência desta operação, o grupo português encabeçado  pela Violas SGPS, SA aumentará a sua participação na Viacer dos actuais 46,5% para 71,5%, passando, indirectamente, a deter a maioria do capital social da Super Bock Group, SGPS, SA, a maior empresa de cervejas portuguesa”, refere o comunicado.

De acordo com o mesmo documento, “a transmissão da quota do Banco BPI (14% da Viacer) teria um impacto proforma no CET1 fully loaded de 31 de Dezembro de 2017 de 45 pontos de base, pelo que o referido rácio passaria de 12,3% para 12,7%; no que toca ao rácio de capital total este passaria de 14,0% para 14,5%”.

A transmissão das quotas está ainda sujeita a aprovação pela autoridade da concorrência.

Artigos relacionados
Comentários