Bill Gates alerta para desvalorização de empresas unicórnio

No prazo de dois anos, as empresas “unicórnio” devem ver o seu valor cair. A afirmação foi feita por Bill Gates, co-fundador da Microsoft, em jeito de alerta para os investidores que estão interessados em alocar capital nestas startups avaliadas em mais de mil milhões de dólares (920 milhões de euros).

«Nunca deve ser um caso de fechar os olhos e dizer “Oh, é uma empresa tecnológica, atire-lhe dinheiro”. Essa estratégia funcionou durante cerca de dois anos. Agora, é preciso abrir realmente os olhos e ver a empresa», afirmou Bill Gates em entrevista ao Financial Times. O multimilionário acredita que os investidores têm de ser mais selectivos quando escolhem as startups onde vão deixar parte do seu dinheiro, sendo que o aviso chega depois de algumas tecnológicas unicórnio terem visto a sua capitalização descer recentemente. Foi o caso da Square, empresa de pagamento electrónicos, e da Box, dedicada ao armazenamento na cloud.

Num grupo de 150 unicórnios, a CB Insights, consultora citada pelo Financial Times, identificou já sete startups que valem hoje menos do que a avaliação inicial que lhes valeu a designação.

Artigos relacionados
Comentários