Bayer e Monsanto acordam mega-fusão

Depois de quatro meses de negociações, a Bayer e a Monsanto chegaram, finalmente, a acordo relativamente ao preço a pagar pela aquisição da biotecnológica. O valor estabelecido ascende aos 66 mil milhões de dólares (58,7 mil milhões de euros).

Ultrapassado este obstáculo, resta enfrentar as dificuldades que as entidades reguladoras poderão impor, uma vez que, como lembra o Financial Times, a totalidade dos negócios do sector em curso deverão reduzir o número de players a nível mundial de seis para quatro. A mesma publicação revela que as associações de agricultores estão preocupadas que a aprovação de todos os negócios leve à redução da competição e inovação, provocando o aumento dos preços de sementes e químicos.

Werner Baumann, CEO da Bayer, garante que não existe praticamente sobreposição entre as duas empresas e que quaisquer problemas que surjam a nível regulatório serão facilmente controlados. Uma fonte citada pelo Financial Times indica, porém, que a União Europeia poderá vetar a negócio dado que está sob pressão para se apresentar enquanto «campeã dos direitos dos consumidores».

Artigos relacionados
Comentários