Aposta da Microsoft na cloud dá frutos

As vendas do Azure, serviço de cloud computing da Microsoft, mais do que duplicaram, no quarto trimestre fiscal deste ano. Por outro lado, o segmento dedicado ao sistema operativo Windows, uma das bandeiras da tecnológica fundada por Bill Gates, está a cair, bem como o negócio de telemóveis.

O Azure tem cada vez mais relevância dentro da própria Microsoft. Segundo o The Wall Street Journal, o serviço de cloud computing ultrapassou as previsões de vendas e lucro, fazendo com que as acções da Microsoft subissem 4% no momento em que os valores foram divulgados.

No quarto trimestre, as vendas do Windows e dos telemóveis caíram 3,7% para 8,9 mil milhões de dólares (8 mil milhões de euros). Já o Azure viu a receita subir 102% face ao mesmo período do ano passado. As vendas comerciais do Office 365 para a cloud também registaram um crescimento de 54% na receita.

No seu todo, a Microsoft atingiu um  lucro de 3,12 mil milhões de dólares (2,8 mil milhões de euros), sendo que tinha registado um prejuízo de 3,2 mil milhões de dólares (2,9 mil milhões de euros) em 2015.

Artigos relacionados
Comentários