Ano Fiscal: Mazda mantém crescimento das vendas

A Mazda Motor Corporation deu esta quarta-feira a conhecer os números das suas vendas globais e dos resultados financeiros referentes aos primeiros 9 meses do Ano Fiscal (AF) de 2018-19.

Num período em que comercializou um total de 1.170.000 unidades em todo o mundo, registou-se uma forte procura pelas propostas do tipo crossover da Mazda, para além de que a introdução de diversas evoluções em diferentes modelos – Mazda6, Mazda CX-3 e Mazda MX-5 – permitiu prolongar a dinâmica de vendas até ao final desses primeiros 9 meses do Ano Fiscal.

Tal como havia acontecido no final do primeiro semestre do AF, foi a região ASEAN que garantiu o mais elevado aumento de vendas de veículos no cômputo de 9 meses (de 1 abril a 31 de dezembro de 2018), com um crescimento de vendas de 26% (104.000 unidades), sendo o contributo do Japão traduzido num aumento de 7,0% nas vendas (150.000 unidades). Quanto à América do Norte, este mercado registou 320.000 unidades vendidas, mantendo-se nivelado ao longo dos 9 meses.

Na Europa (incluindo Rússia) foram comercializadas 196.000 unidades, mais 2.0% do que no mesmo período do AF anterior, registando-se fortes crescimentos em Espanha (16.000 veículos; +10.0%) e Reino Unido (25.000 unidades; +6,0%. As vendas na Europa foram impulsionadas pelo Mazda2 e pelo Mazda CX-5, modelos que registaram crescimentos de 8,0% e 15,0%, respectivamente, face a igual período do AF anterior.

A performance de vendas da Mazda ao longo dos primeiros 9 meses do presente AF traduziu-se num resultado financeiro de ¥ 2.622.600 milhões (€ 20.300 milhões), resultando num resultado operacional de ¥ 59.600 milhões (€ 462 milhões) e um lucro líquido de ¥ 37.000 milhões (€ 286,8 milhões).

Previsões

Mantendo um acompanhamento constante ao ambiente do mercado automóvel mundial, as previsões anuais da Mazda para a totalidade do AF foram revistas, de modo a reflectir a actual performance de vendas, tendo em conta as flutuações das taxas de câmbio.

Assim, o volume de vendas estimado para o AF 2018-19 passa a ser de 1.569.000 de unidades (antes de 1.617.000 unidades) e o resultado operacional estimado passa para ¥ 80.000 milhões (€ 625 milhões; antes de ¥ 70.000 milhões), enquanto o lucro líquido estimado é agora de ¥ 55.000 milhões (€ 429,7 milhões; antes de ¥ 50.000 milhões).

Com a próxima geração de produtos Mazda atualmente em fase de lançamento, processo que se iniciou com o novo Mazda3, desvendado no Salão de Los Angeles, em novembro último, a que se seguirá um novo crossover a ser revelado no Salão de Genebra, em março próximo, a empresa antecipa uma continuidade deste crescimento durante 2019.

(Todos os valores são referentes aos Resultados Financeiros Consolidados da Mazda Motor Corporation para os Primeiros 9 Meses do Ano Fiscal que termina a 31 de março de 2019. Os valores em euros para os primeiros 9 meses do AF foram calculados a um câmbio de €1 = ¥ 129. Já os valores em euros para as previsões da totalidade do AF foram calculados a um câmbio de €1 = ¥ 128).

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