Alibaba diz ser maior retalhista do Mundo
O grupo chinês Alibaba garante que é o maior retalhista do Mundo, ultrapassando em volume de negócios a Walmart. Num documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos da América, a gigante do comércio electrónico garante que, no último exercício fiscal findo a 31 de Março, superou os 482,1 mil milhões de dólares (423,3 mil milhões de euros) reportados pela Walmart a 31 de Janeiro.
Embora a Alibaba se auto-proclame, agora, a maior retalhista do Mundo, a verdade é que os parâmetros que utiliza para chegar esta conclusão não são os mesmos relativamente aos dois grupos. Segundo o International Business Times, se no caso da Walmart os 482,1 mil milhões de dólares dizem respeito às receitas, no caso da Alibaba, o valor conquistado é relativo ao GMV (gross merchandise volume). Este indicador consiste no valor total de mercadorias vendidas durante um determinado período tempo através de um site de vendas customer-to-customer.
O valor final de GMV da Alibaba ainda não é conhecido, mas 10 dias antes de ter enviado o documento em questão à Comissão de Valores Mobiliários norte-americana, Joe Tsai, vice-presidente executivo da Alibaba, escreveu no blog do grupo que tinham alcançado os 3 milhões de milhões de renminbi (407 mil milhões de euros).