Aliança estratégica entre Telepizza e Pizza Hut tem luz verde
A Direcção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia autoriza a aliança estratégica de crescimento internacional entre Pizza Hut e o Grupo Telepizza, anunciada em Maio. O acordo tinha sido previamente aprovado pelo Conselho de Administração e pelos accionistas do Grupo Telepizza na última assembleia-geral.
A assinatura definitiva terá lugar nos próximos dias com o objectivo de entrar em vigor a 30 de Dezembro. Com este acordo, o Grupo Telepizza duplica praticamente o número de estabelecimentos para chegar a mais de 2500 lojas, as vendas da rede aumentarão para 1,1 mil milhões de euros por ano, projectando um lucro operacional (EBITDA) de 100 milhões de euros em 2021.
Além disso, esse crescimento será acompanhado por uma maior presença internacional com operações em 37 países, representando mais de 500 milhões de potenciais consumidores. A aliança inclui a abertura de 1300 lojas do Grupo Telepizza nos próximos 10 anos nos mercados cobertos pelo acordo: Espanha, Portugal, América Latina (excluindo o Brasil), Caraíbas e Suíça.
«Esta aliança estratégica com a Pizza Hut coloca-nos numa posição privilegiada para enfrentar os desafios do futuro do sector “Quick Service Restaurant”», assegurou Pablo Juantegui, presidente e CEO do Grupo Telepizza, ao jornal El País, que também acrescenta que a empresa «sempre se caracterizou por uma atitude pioneira e que é um grande passo para continuar a liderar o sector».
«O Grupo Telepizza é o parceiro ideal, devido à sua incrível capacidade de operações de franchising e gestão da cadeia de fornecedores. Aproveitando a sólida experiência dos nossos franqueados Pizza Hut, esperamos que esta aliança acelere o crescimento da Pizza Hut graças ao melhor de cada um», acrescentou Enrique Ramírez, head global de Crescimento da Pizza Hut.
O Grupo Telepizza adquiriu a operação Pizza Hut no Equador. Além disso, a empresa também avançou com um pedido de aquisição de vários restaurantes Pizza Hut no Chile.
O escritório de Transformação da Telepizza, juntamente com representantes da Pizza Hut, tem trabalhado nos últimos seis meses para o desenvolvimento de planos país a país, que permitam criar valor a partir do dia um de implementação do acordo.